O novo Código de Ética Médica entrou em vigor  

placeholder

29/04/2019

Nesta quarta-feira (30), começa a valer o novo Código de Ética Médica, que vinha sendo debatido desde 2016. Algumas mudanças são notadas em relação à versão anterior. No novo texto, são listados 26 princípios que norteiam a atividade do profissional da medicina, dentre as quais se destacam o respeito à autonomia do paciente e a preservação do sigilo profissional.  

O novo Código desobriga o médico a trabalhar em locais cujas condições sejam desfavoráveis; o profissional também pode deixar de atender se o contexto do atendimento ferir sua consciência, desde que não se trate de uma emergência e haja outros médicos para realizar a tarefa.  Outro incremento é a aplicação de medidas paliativas com pacientes de condição irreversível e terminal.  

Além disso, os pacientes mais vulneráveis podem ter seus direitos resguardados para fins de estudo, desde que haja consentimento. O documento também prevê vedação em manter vínculo com pesquisas médicas em seres humanos que usem placebo de maneira isolada em experimentos, quando houver método profilático ou terapêutico eficaz.  

Por fim, o Código protege o médico com deficiência ou doença crônica, garantindo sua atuação dentro dos limites de sua capacidade.  

Essas são apenas algumas mudanças. Acesse o novo código: 


http://www.portalmedico.org.br/novocodigo/integra.asp

anteriorpróximo

COMO A CLÍNICA DO SHOPPING CONSEGUIU UMA GESTÃO INTEGRADA E EVOLUTIVA

O dia a dia de uma clínica é bastante movimentado, cheio de tarefas como o atendimento aos pacientes, exames, cirurgias... enfim, a rotina pode se tornar um caos caso não haja uma gestão que acompanhe os procedimentos de perto.

leia mais

UM PAINEL DE CHAMADAS É A SOLUÇÃO PARA EVITAR LONGAS ESPERAS NA SUA CLÍNICA

Sim, um painel de chamadas pode evitar que o dia a dia de qualquer clínica ou hospital seja improdutivo e cheio de atrasos. Como? É simples! Fazendo com que o sistema de gestão médica automatize a chamada dos pacientes por ordem de chegada ou consulta marcada – este fator depende da administração do lugar.

leia mais

COMO A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL ESTÁ ENTRANDO NA ÁREA MÉDICA

A transformação digital não é apenas um termo bonito e inalcançável. A maioria das empresas já utiliza a tecnologia em prol do aperfeiçoamento de desempenhos, com o objetivo de atingir os melhores resultados possíveis. Ou seja, a era digital não faz parte do futuro. Faz parte do agora. 

leia mais

2019 DIREITOS RESERVADOS © ESIG