
Sabemos que a eficiência na gestão médica impacta diretamente na qualidade e no atendimento de excelência para os pacientes. A gestão é o pilar das organizações e, através dela, é possível gerenciar pessoas, processos, ativos e estratégias alinhados em um objetivo comum.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, é muito importante estar atento ao gerenciamento dos vários setores, otimizar e flexibilizar processos e melhorar a estratégia comercial. Por isso, neste artigo, você verá cinco passos para uma gestão médica de excelência na sua clínica ou consultório!
1- Não perca os números de vista
A gestão financeira é o motivo de muitas empresas fecharem as portas nos primeiros anos de atividade. Não há nem muito o que falar sobre a importância que essa área tem para que sua organização cresça sustentavelmente.
Dessa forma, é crucial que você tenha controle sobre os caixas, contas a pagar e receber, dos repasses para os profissionais que trabalham na clínica, relatórios sobre o faturamento, controle do estoque. Todas essas informações são muito importantes para você monitorar as finanças.
Um software de gestão para clínicas e consultórios vai te possibilitar ter esse controle em um só lugar e não vai precisar ficar alimentando planilhas. Para ter um controle financeiro ainda mais avançado e facilitar a vida do seu contador, você também pode investir em um sistema de gestão financeira, que vai entregar funcionalidades como plano de contas, DRE, fluxo de caixa, nota fiscal e etc.
2- Capacite e motive a sua equipe
Um ponto chave para o sucesso do sem empreendimento são as pessoas, pois são elas que estão no dia a dia desempenhando as suas atividades fazendo com que a “roda gire”. Elas têm um papel de destaque e estão na linha de frente do atendimento com os seus clientes, e assim como eles você deve encantá-los todos os dias!
É muito importante investir em capacitação para os seus funcionários para que saibam manusear qualquer ferramenta tecnológica e estejam preparados para qualquer intercorrência médica. Assim como, definir os seus papéis e a sua participação nos processos.
Outro ponto necessário para sua gestão médica é a motivação e o trabalho em equipe, é como diz o ditado: “uma andorinha só não faz verão”. Ter uma equipe que trabalha entrosada, alinhada e que acredita no propósito da organização pode garantir resultados muito positivos.
3- Preze pelo conforto e conveniência do paciente
Este ponto é muito importante para garantir que o paciente retorne a sua clínica. A questão chave aqui é escutar, escute o seu paciente, peça feedbacks, descubra o que ele tem achado da clínica, do atendimento e etc. Essas informações são de grande importância para você realizar melhorias e pensar em estratégias para captar outros clientes.
Utilize ferramentas que possam facilitar o contato dele até vocês, por exemplo, como o agendamento online no qual o paciente pode marcar uma consulta sem a necessidade de ligar para a clínica. Disponha de serviços como a teleconsulta, em que o paciente pode ser atendido de qualquer lugar apenas utilizando um computador ou celular com acesso à internet. Isso mostrará os diferenciais no atendimento!
Por último, mas não menos importante, mantenha a clínica organizada, bem higienizada, ofereça um café ou água enquanto o paciente espera ser atendido, pense nos pequenos detalhes que possam fazer ele se sentir mais acolhido e à vontade.
4- Adote tecnologias que agreguem valor
O que seria da gestão médica hoje sem tecnologias que pudessem facilitar a vida dos profissionais que atuam na saúde?
Hoje em dia existem várias soluções no mercado que podem te ajudar a otimizar processos, armazenar e controlar dados, auxiliar na gestão de uma forma geral ou no atendimento médico, entre várias outras. O QuarkClinic, por exemplo, é uma solução em nuvem para a gestão completa de clínicas, policlínicas e consultórios. Você pode saber mais clicando aqui!
Muitos são os benefícios proporcionados por estas ferramentas e elas vêm contribuindo para o sucesso na gestão de várias empresas. Além disso, vem permitindo que os profissionais de saúde foquem no que realmente importa, o cuidado com os seus pacientes!
5- Quem não é visto, não é lembrado!
Não podemos esquecer da importância do marketing na gestão médica, hoje essa área é essencial para qualquer empresa, não apenas para fazer publicidade e campanhas, mas para conhecer o seu público e construir o relacionamento da marca com o cliente. Porém, é como diz o título deste tópico, esteja visível para o seu público!
Mas como fazer isso? Você pode começar criando redes sociais para o seu negócio e começar a divulgar, além dos seus serviços, conteúdos relevantes para os seus pacientes. Neste canal, você pode tirar dúvidas, conversar com o público, disponibilizar informações dos atendimentos, mostrar suas instalações e etc.
Utilize o Google Meu Negócio para colocar a sua clínica no “mapa” dos buscadores e neste local você pode disponibilizar mais informações sobre a clínica ou consultório, serviços prestados, horários de funcionamento, um link direcionando para o site e etc. Caso queira deixar a sua presença digital ainda mais forte, invista na sua própria página da internet.
Gostou? Não perca tempo! Agende agora uma demonstração gratuita no nosso site ou fale com um consultor para descobrir como o QuarkClinic pode transformar o atendimento em sua clínica.